Você certamente deve ter em sua equipe, ou em sua empresa, algumas pessoas que apresentam dificuldades em MANTER O FOCO.
Algumas delas podem sofrer do Transtorno de Déficit de Atenção. Outras são apenas distraídas. Outras carregam o hábito de procrastinar. De qualquer modo, estas pessoas apresentam dificuldades em manter o foco e com isso acabam se “enrolando”, não cumprindo prazos, atrasando o ritmo dos projetos, etc...
Se você já participou do nosso workshop sobre Comunicação Persuasiva, agora deve estar pensando “acho que tem dois estilos que costumam apresentar alguns destes sintomas”.
Estas pessoas costumam dizer que “estão sobrecarregadas”, “aqui está uma loucura”, “não consigo dar conta de tantas coisas”, “nunca trabalhei tanto”.
Achei interessante então propor um método bem simples, mas EFETIVO, para ajudar estas pessoas.
5 passos para manter o foco.
1. Organizar as Tarefas. Quem utiliza o Outlook pode facilmente criar uma lista de tarefas a serem realizadas, definir a data em que cada uma delas deve ser iniciada e a data em que devem ser finalizadas. O sistema irá avisar com um alarme quando chegar a hora de iniciar cada tarefa. Este método “puxa” a pessoa. Mas se ela preferir, pode até imprimir a lista de tarefas do dia e começar a fazer uma a uma e ir riscando o que já concluiu para ter o sentimento do progresso.
2. Relaxar. A cada uma ou duas horas, aproximadamente, sair da frente do computador, dar uma rápida volta, lavar o rosto, coisa de poucos minutos. E voltar “revigorado” para o trabalho.
3. Planejar atividades futuras. Reservar a última hora do dia para planejar as atividades que percisarão ser feitas a partir do dia seguinte, inserir no Organizador de Tarefas e definir as prioridades e respectivas datas. Isso irá “puxar” os dias seguintes.
4. Dar o primeiro passo: FAZER!! A primeira tarefa do dia é para estas pessoas a mais difícil de começar. Depois que ela é iniciada o resto flui. Quanto mais tempo esperar para começar, mais difícil será seguir em frente. Então a regra é: NÃO ESPERE. FAÇA!!
5. Aprender a dizer NÃO. Você não precisa se preocupar em ficar o tempo todo agradando todas as pessoas. Ao fazer isso suas tarefas ficarão esperando e só crescerá o volume de coisas a fazer. Algumas pessoas adotam a estratégia de se mostrar ocupadas fingindo que não estão vendo a pessoa na sua frente tentando conversar. Mas é muito mais interessante dizer a ela que naquele momento você está concentrado em um assunto que precisa terminar e que se ela lhe der alguns minutos você procurará por ela e lhe dará toda a atenção que ela gostaria e que neste momento você não tem como dar.
Um forte abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.