domingo, 3 de julho de 2011

VOCÊ ACEITA ESTE CARGO? Parte 2: A polêmica...

Em meu último artigo escrevi sobre o desempenho de um papel na organização e a influência do perfil pessoal neste papel a ser desempenhado.
Como eu imaginava várias pessoas me escreveram, algumas delas levantando pontos polêmicos, todos muito interessantes.

Por isso estou abrindo novamente o artigo, esperando que outros leitores contribuam com seus pontos de vista.

Afinal, este é mesmo um tema polêmico e a soma de visões trará significativas contribuições.
Um ponto em comum, levantado por várias pessoas, recebeu uma interessante abordagem por parte do Rú’bhens  Spagnolo, mestre em astro-biologia, meu guru, meu amigo, ”Uruguaiucho” (Uruguaio+Gaúcho) e Leadership Counselor.

Este ponto em comum diz respeito à Capacidade Instalada de cada indivíduo.
Como bem aborda o Rú’bhens, todos nós nascemos com uma determinada capacidade instalada.

Muitas vezes algumas destas capacidades não são utilizadas por alguma razão.
Pode ser um bloqueio emocional, pode ser algo relacionado com a forma como a pessoa foi criada na infância, pode ser algo relacionado com a cultura organizacional que o cerca, e mais algumas outras coisas.

Algumas perguntas me surgiram então:
  • Eu só posso utilizar com plenitude a capacidade instalada que possuir?
  • Dá para adicionar capacidades não instaladas?
  • Dá para ampliar uma capacidade instalada que se apresenta com nível inadequado?
Resolvi então convidar o próprio Rú’bhens para falar do assunto, e tomo a liberdade de lhes oferecer a seguir, e na íntegra, os comentários dele:

"Vou começar dizendo o seguinte - como resposta ao artigo maravilhosamente polêmico escrito pelo Wladimir: os antigos Sábios Orientais concluíram que o Sucesso de uma Pessoa, em qualquer área de sua vida, depende de 5 áreas de Influência seguindo uma ordem de importância:

  1. Capacidade Instalada- Conhecida através do Autoconhecimento, marca a vida da Pessoa de acordo com seu nascimento, sendo que, em princípio, não poderia ser mudada, apenas conhecida e interpretada. É definida pela fórmula matemática de nosso DNA, mostrando todas as qualidades inerentes que a Pessoa traz dentro dela, representadas pela somatória de seus pontos fortes e seus pontos frágeis. 
  2. Sorte- Varia com o tempo, desde o nascimento da pessoa, e pode ser prevista.
  3. Ambiente- Pode ser manipulado de tal forma que a Pessoa possa conseguir melhorar sua Capacidade Instalada e sua Sorte.
  4. Virtude e Caráter- Dependem da conduta da Pessoa e de como processa os seus sentimentos.
  5. Educação e esforço- Por mais Sorte que a Pessoa tiver, se ela ficar esperando que as coisas venham sozinhas, nada funcionará sem conhecimento e ação.
Estes Sábios, que dedicavam a sua sabedoria ao fortalecimento do Poder em Castas de povos onde a figura do Rei – Imperador tinha que ser fortalecida, conseqüentemente deviam conhecer o sistema melhor do que ninguém. Assim, se a Capacidade Instalada for mais forte do que todos os demais fatores, algumas Pessoas não precisarão de mais nada, nasceram com tudo e a vida será sempre favorável em tudo o que fizerem.

De outro modo, de uma forma mais extrema e até negativa, se uma Pessoa possuir fragilidades nas 4 primeiras áreas de influência, mesmo trabalhando que nem um louco, esforçando-se ao máximo, poderá ficar na mesma situação por muito tempo e dificilmente conseguirá para progredir significativamente na vida. 

Mais dentro da realidade, podemos dizer que, partindo da Capacidade Instalada, a inter-relação dos demais Itens com esta, leva a Pessoa a definir seu Comportamento e sua Forma de Comunicação.  

Tudo isto nos leva a perguntar por que temos jogadores de futebol muito bem sucedidos saídos de Faculdades que não tem nada a ver com a utilização de uma bola. E, assim, entra aqui a situação da Vocação da Pessoa – intimamente ligada à Capacidade Instalada, que se bem utilizada, leva a uma excelente Comunicação com o meio ambiente onde a Pessoa atua, seja social, familiar e/ou profissional. Se a Pessoa está dentro da sua linha vocacional definida sente-se Motivada e Feliz, para vencer quaisquer desafios que a vida lhe apresentar: todos conhecem Fábio Jr., e ele se desempenha melhor como Cantor ou como Ator?

Um artista nasce artista. Se não tem boa voz não vai poder cantar, e se não tem capacidade para representar e de emular uma personalidade, vai ser um péssimo ator. Você já imaginou Dunga fazendo o trabalho do Tarcísio Meira? Será que Dunga tem capacidade de dar vida a um personagem que nem Tarcísio?

Então dentro de todo o dito até aqui, será que uma pessoa Deve “aceitar o cargo” e representá-lo sem ter Capacidade Instalada para desempenhar o Cargo em questão? Será que esta Capacitada para esse Cargo?

Também, seguindo o que diz Wladimir, “Algumas perguntas surgem então:
  • Só pode utilizar com plenitude a Capacidade Instalada que possuir?
  • Dá para adicionar Capacidades não Instaladas?
  • Dá para ampliar uma Capacidade Instalada com nível inadequado?”
Podemos mudar sim ou aperfeiçoar a Fórmula matemática de nosso DNA, como falado no Item 1: marca a vida da Pessoa de acordo com seu nascimento, sendo que, em princípio, não poderia ser mudado, apenas conhecido e interpretado.’. Existem metodologias práticas que podem ajudar a mudar e até aprimorar a Capacidade Instalada de uma Pessoa.

A Pessoa é um “Ser Multi-direcional”, que vive em um “Planeta Multi-direcional”, e dentro da fórmula de seu DNA pessoal existe uma ferramenta chamada de “Livre Arbítrio”. Para acionar essa ferramenta e chegar a dizer “Eu Sou o que Eu quero Ser”, alguns caminhos terão que ser percorridos, dentre eles:
  • Auto-conhecimento - somente através dele é que a pessoa pode saber a sua Capacidade Instalada e decidir quais situações ela quer para sua vida.
  • Auto-domínio - é através do Autoconhecimento que se pode chegar ao Auto-domínio da Vida: “O Autodomínio é o DNA do Domínio da Vida” Robin Sharma.
  • Auto-motivação - a Pessoa tem que querer mudar! Este é um aspecto muito importante!
  • Motivação - na maioria das vezes a Pessoa também precisa ser motivada e induzida à automotivação!
  • Paixão - a Pessoa tem que sentir Tesão por aquilo que quer fazer.
  • Fortalecer e/ou Mudar, o Ambiente – Item 3, onde a Pessoa mora e/ou trabalha!
  • , dizem que a FÉ derruba Montanhas!  O uso da FÉ gerou e criou grandes Impérios que existem há mais de 2.000 anos! “Se tens FÉ, cumpre saberes que tudo é possível àquele que a tem.” “Nossa FÉ ao iniciarmos um empreendimento duvidoso, é a única coisa – compreenda bem isso – a única coisa que assegura o bom êxito dele.”
Um dos pontos mais importantes aqui observados, o que se refere à FÉ, tem muito peso, pois como a Pessoa é um “Ser Multi-direcional”, composto – que nem a Terra - de um Campo de Energia Eletromagnético que se movimenta dentro de 3 Corpos que formam o Ser Humano: o Corpo de Energia Física onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Físico se movimentam, o Corpo de Energia Mental onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Mental se movimentam  e o Corpo de Energia Espiritual onde as Moléculas das 12 hélices do DNA Espiritual se movimentam. As Energias que não enxergamos e que se movimentam no Campo de Energia Eletromagnético do Planeta, se manifestam nos nossos Corpos Mentais e Físico, atraídos e/ou filtrados pelo nosso Corpo Espiritual. Por exemplo, toda doença existe já no Espaço Cósmico e somos nós que a atraímos através do nosso Corpo Espiritual ou dito de outro modo, pelo nosso Espírito.

E é nesse Corpo Espiritual que se manifesta e funciona a FÉ! A FÉ mexe primeiro com o Corpo Espiritual da Pessoa para depois se manifestar nos outros dois Corpos que a compõem. Por isso muitas pessoas conseguem grandes mudanças nas suas vidas, e até “milagres”.
      
Estas situações pontuadas devem ser trabalhadas com ajuda de Profissionais especializados, seguindo sistemas de Coaching específicos.

Espero assim, ter contribuído com a maravilhosa polêmica. Rú’bhens  Spagnolo."

Agradeço pela significativa contribuição do Rú’bhens, que trouxe “novos olhares”, fruto de visões não amarradas pelo modelo cartesiano.

Se você puder somar sua visão e contribuir com seus pontos de vista, certamente estaremos construindo algo maior.

Um forte abraço.
Wladimir Rodney Palermo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.