Estamos terminando mais um ano e nesta época é comum recebermos mensagens falando sobre o ano que passou, sobre as lições aprendidas, sobre as expectativas para o próximo ano.
Na verdade o tempo é uma invenção do ser humano.
Podemos contabilizar o que aconteceu, o que passou. Mas não podemos modificar o que aconteceu, o que passou. Passou.
Não podemos também afirmar o que irá acontecer daqui há algum tempo, pois sequer temos a certeza de que estaremos aqui amanhã.
Nem mesmo sabemos se estaremos aqui dentro de 5 minutos.
Gosto de ser realista em tudo o que faço. E isso não significa que eu não tenha sonhos. Aqueles que me conhecem mais de perto sabem que eu os tenho “aos borbotões”. Tanto que fui obrigado a criar métodos de gestão do meu tempo e das minhas atividades para evitar que eles se sobreponham à realidade.
Eu considero todos os meus sonhos. Eu os registro, depois eu analiso um a um para identificar o que é possível ser realizado, quando e como. Ponto.
Mas (e creio que aqui reside a essência deste artigo), diariamente eu dedico a quase totalidade do meu tempo colocando toda a minha energia “no meu foco”.
É um misto de inspiração e transpiração. Talvez uns 10% da primeira e 90% da segunda.
A segunda sem a primeira é o mesmo que viver correndo sem saber para onde. A primeira sem a segunda é puro devaneio.
Acredito que as pessoas precisam de coisas simples e práticas para utilizar no dia a dia.
E esta é uma receita simples e prática que todos podem seguir.
São apenas dois ingredientes:
1. FOCO – Para onde você quer ir? Onde você pretende chegar? O que você quer obter? Que resultados busca atingir? O que você faz que é único? Quem teria interesse no que você tem para oferecer? Onde estão estas pessoas? Qual a estratégia para chegar até elas? Estas são apenas algumas das perguntas que você precisa fazer para você mesmo para definir o seu FOCO.
2. ENERGIA – definido o seu FOCO, tudo o que você precisa fazer é colocar toda a sua ENERGIA na ação, na realização, na caminhada, na execução. Sem procrastinar. Sem “devaneios”. Sem “desvios”. Não deixe que a sedução dos “novos sonhos” o desvie do seu FOCO ou roube a sua ENERGIA. Registre cada novo sonho e dedique uma pequena parcela do seu tempo, preferencialmente aquele tempo que não teria como ser dedicado à execução, aqueles determinados horários ou dias, e então analise de modo realista cada sonho, sua viabilidade, o quanto ele desvia ou complementa o seu foco, como e quando você poderia iniciar alguma ação sem retirar ENERGIA do seu FOCO.
Esta é a ÚNICA forma de obter resultados.
De volta para o calendário dos humanos, é claro que precisamos pensar lá na frente para lidar de modo bem sucedido com as inevitáveis mudanças, com as inovações necessárias.
Mas mesmo assim estaremos de novo atuando no binômio FOCO e ENERGIA.
Uma outra frente de trabalho irá FOCAR na mudança, na inovação, e colocará toda a ENERGIA para que, lá na frente, se tornem o presente novamente.
Aproveito para desejar a todos um excelente Natal, e que 2012 seja iniciado com toda a ENERGIA dedicada ao FOCO que você definir para a sua vida.
Um forte abraço
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.