Várias pessoas com as quais eu converso destacam a simplicidade das ideias, dos conceitos e das metodologias que costumo utilizar.
São coisas do tipo:
“No momento em que estão fechando um negócio com um cliente, que é o momento em que ele revela confiar em vocês, por que vocês não despertam o interesse dele por outros produtos complementares? O momento é o adequado (o cliente está fechando um negócio, revelando confiança). É uma ideia fácil de aplicar (já estamos falando com o cliente, não precisamos descobrir um potencial cliente). É fácil de explicar (é só criar o roteiro de perguntas chave a serem feitas para o cliente e treinar a equipe de vendas)".
“Você está escrevendo algo no seu notebook e uma pessoa entra na sua sala dizendo que precisa conversar com você. Você não gostaria de parar o que está fazendo, continua escrevendo enquanto diz que está ocupado, mas no final acaba parando e atendendo contrariado. Por que não olha para os olhos da pessoa, pede para ela voltar daqui há 10 minutos, diz que agora não tem como lhe dar a atenção que ela merece, e volta ao notebook?”
“Para saber que mudanças você precisa promover no seu comportamento para sua carreira continuar bem sucedida, a coisa mais simples e poderosa é: perguntar aos seus stakeholders. Afinal são eles que sentem os impactos dos seus comportamentos”.
“Para saber se as ações que você passou a adotar para promover as mudanças estão produzindo resultados, a forma mais simples e poderosa é: perguntar para os seus stakeholders. Afinal foram eles que disseram o que era preciso você mudar”.
“Para tornar automático um novo comportamento que deve substituir um comportamento inadequado instalado no inconsciente, a forma mais simples e poderosa é: crie um evento no celular e no notebook e programe para ser lembrado todos os dias no mesmo horário durante um longo tempo”.
Algo Simples não significa algo pequeno, pobre, simplório, mal acabado.
Simples significa: fácil de ser entendido, fácil de ser utilizado, fácil de ser colocado em prática, fácil de ser multiplicado, fácil de explicar.
Algo Simples então pode se tornar algo poderoso.
Algo simples e ao mesmo tempo poderoso costuma ser algo de grande valor.
Um velho amigo costuma usar a seguinte expressão: “Você consegue explicar para a sua mãe?” Se a resposta for sim, então a ideia é simples e pode ser poderosa e de grande valor. Se a resposta for não, é melhor rever...
Um forte abraço