Muito tem sido escrito sobre liderança. Pouco tem sido escrito sobre o ser humano que habita o líder e a influência dele no papel a ser desempenhado.
Há alguns mitos sobre a dificuldade em acomodar a necessidade de produzir resultados com o lado humano das organizações.
Mas carrego comigo uma crença inabalável: a de que é impossível se tornar um líder de verdade sem ter passado por uma significativa evolução como ser humano.
Temos muitos executivos, gestores, chefes, C daqui e C de lá. Mas temos raros líderes.
É comum me perguntarem qual abordagem é a mais atualizada, qual é o melhor livro, que curso...
“Nada disso faz a menor diferença sem a evolução do ser humano, que deve formar a base sobre a qual se pode pensar em assentar um Líder!”
Os conceitos e as metodologias sobre Liderança existem por aí aos borbotões, com milhares de livros, de cursos, palestras, workshops.
E onde encontrar a evolução como ser humano? Em qual universidade, em que livros?
A resposta é mais simples do que se imagina: “Tudo o que você precisa encontrar para evoluir como ser humano está dentro de você”.
E mais: sempre esteve! Desde a primeira “inspiração” de ar! E continuará lá até a última “expiração” de ar!
A imensa maioria se dedica a aprofundar seus conhecimentos a respeito das teorias de Liderança, das estratégias de gestão, das técnicas para lidar com situações x, y, z.
Mas uma minúscula parcela se dedica à evolução como ser humano, sem a qual não há como assentar a figura de um verdadeiro Líder.
Muitos não concordarão com estas palavras. Dirão que resultados não caem do céu, que é preciso cobrar duramente as pessoas, que o ser humano tem uma tendência a procrastinar, que é preciso deixar a emoção de lado.
“De fato, tudo isso é verdade quando você não consegue ser um Líder!”
“Quando você não consegue ser um Líder, acaba tendo que ser um Chefe.”
Quando as pessoas não o seguem, não o admiram, não sonham os seus sonhos, só resta a alternativa de obrigá-las a fazer o que você manda, algumas vezes acenando com o risco do emprego.
A esta altura você poderia me dizer: “Mas não dá para fazer com que todos sigam o Líder”.
É verdade novamente. Até porque toda unanimidade é burra. Nem mesmo os grandes líderes que passaram pela terra conseguiram unanimidade. Jesus, Buda, Maomé, Ghandi...
Mas dá para alguém afirmar que eles não produziram resultados inimagináveis e duradouros?
Pense nisso!
Aproveito para convidá-lo a visitar meu novo website em www.thebestinclass.com.br onde todos os meus artigos estão disponíveis.
Um forte abraço